Muitas pessoas se deparam com espaço limitado no VirtualBox, seja durante o uso de uma VM ou durante a instalação. Recentemente tentei instalar o Fedora 24 e ele me informava que os 8GB disponíveis eram insuficientes para a instalação do sistema; mas a solução é bem simples.

Caso você necessite de espaço para uma instalação, o processo será mais tranquilo, basta redimensionar o espaço via terminal ou CMD.

Você deverá navedar até o loval do arquivo vdi que voce necessita, no meu caso, o VirtualBox estava sobre um sistema linux e tive que navegar por esta árvore de diretórios da seguinte forma:

cd /home/fagner/VirtualBox\ VMs/

Então dei o comando

ls

e visualizei meus arquivos como abaixo

 

Então avancei mais um diretório, indo ao diretório da VM que precisei modificar

cd /home/fagner/VirtualBox\ VMs/Fedora24.0/

e novamente com o comando "ls", visualizei meus arquivos e encontrei o arquivo "Fedora24.0vdi":

Como meu interesse é aumentar meu vdi, bastou executar o seguinte comando:

VBoxManage modifyhd Fedora24.0.vdi --resize 18000

Como podem notar aumentei meu hd para 18GB, como eu ainda iria instalar o Fedora foi tranquilo, durante a instalação ele já utiliza o espaço alocado neste comando, caso meu sistema já estivesse instalado, teria que fazer um segundo passo com GParted.

Se eu já tivesse o sistema instalado na VM, teria que baixar um iso do GParted, adicionar esta iso no caminho do controlador IDE nas configurações da minha VM. Os passos seriam os seguintes:

Abriria o VirtualBox, selecionaria as configurações da minha VM ja redimensionada pelo modo acima descrito, em Armazenamento, clicaria em Controladora Ide, clicaria no ícone de um disco (geralmente com a descrição vazio) e em atributos clicaria no ícone de caminho de diretórios, então selecionaria a iso do GParted, salvaria e ligaria minha VM.

Com isso o GRUB do GParted é exibido e devemos executar. Ai iniciar o GParted o processo é simples; ele ao iniciar exibirá as partições de discos; nesse momento devemos selecionar a partição que contém nossa VM, e com o botão direito sobre ela deveremos selecionar a opção Resize/Move. Então devemos aumentar até acabar o limite disponível, bastando para isso arrastar a barra deslizande indicativa do espaço Ocupado/Disponível na partição. Clique em Aplicar, após clique em sair e OK. Nesse momento a VM será desligada.

Retorne às configurações da VM em questão, desabilite o GParted na IDE de armazenamento e inicie a VM. O sistema fará uma checagem de disco e iniciará com o disco redimensionado.

 

E se for VMDK e não VDI?

 

Precisamos redimensionar o VMDK para VDI. No mesmo diretório em que estiver o VMDK faremos a conversão (clonagem), para isso executaremos o comando:

VBoxMAnage clonehd Fedora24.0.vmdk Fedora24.0.vdi  --format vdi

agora faremos o redimensionamento como antes

VBoxManage modifyhd Fedora24.0.vdi --resize 18000

Feito isto, para não alterar as configurações da VM, faremos uma retroconversão, tornando nosso vdi redimensionado em um novo vmdk

VBoxManage clonehd Fedora24.0.vdi Fedora24.0.vmdk --format vmdk

 

 E no Windows?

No Windows o processo é o mesmo, observando é claro a diverença dos comandos nativos do sistema.

Devemos primeiramente iniciar o Terminal CMD como admnistrador e uma vez aberto executar o seguinte comando para chegar até  a pasta do Virtual Box:

CD \Program Files\Oracle\VirtualBox

Com este comando você sairá de "C:Windows\sistem32>" para "C:\Program Files\Oracle\VirtualBox". Agora estando na pasta do VirtualBox basta executar:

VBoxManage.exe modifyhd “D:\maquinas\Windows8\ Windows8.1.vdi” –resize 30720

Note que neste caso estou gerindo o espaço de um vdi de Windows 8.1, não importa qual seja o SO da VM, basta apenas executar o patch correto e o nome correto do vdi.

Os parâmetros do VBoxManage são os mesmso tanto em Windows como Linix, note que o que muda são os nomes e caminhos de diretórios e seus separadores.

 

 

 

 

 

 

 

f t g