Quem não aprendeu a modelar bancos de dados com o DBDesigner, uma excelente ferramenta mas hoje superada pelo MySQL Workbench; uma excelente ferramenta de modelagem e administração de bancos de dados.

 O MySQL Workbench é uma ótima ferramenta para criação de Bancos de Dados, para isto basta apenas abrir o MySQL Workbench e em sua tela principal ir até models e clicar no ícone "+" 

 

Após será exibido um banco de dados do zero onde devemos dar um duplo clique na região "Physical Schemas" e após clicar na caixa de texto exibida abaixo para nomear o banco de dados.

Abaixo do cabeçalho Physical Schemas, encontramos o campo "Tables" e logo abaixo a opção "Add Table" clicamos nesse ícone para criarmos a primeita tabela.

Uma vez criada a tabela devemos criar seus atributos ou campos. Estes atributos são bem simples, aqueles velhos conhecidos como id, nome, data e etc; ou seja atributos que identificam e qualificam nosso registro. Na criação dos atributos devemos identificar quem é a chave primária (PK) e quais campos não podem ser nulos (NN).

Como bem sabemos um banco de dados relacional, possui relações e relações entre tabelas, logo nosso banco será constituído de mais de uma tabela. Vamos à próxima tabela.

Esta tabela será a tabela pai, e a tabela criada inicialmente será a tabela filho, ou dependente. Explicando melhor teremos uma tabela pai que poderá ter vários registros dependentes, no nosso modelo a tabela Editora terá vários registros Autor dependentes; ou seja a editora pode ser cadastrada sem depender de um autor para existir, já para criarmos um autor este precisa de uma editora para associá-lo.

Aqui exemplificamos como se dão os relacionamentos entre tabelas

Indo adiante, vamos criar o relacionamento entre as duas tabelas do nosso modelo. Para gerenciar relacionamentos clicamos em Add Diagram, feito isto uma grade de edição será exibida para fazermos a criação e/ou edição de tabelas e seus relacionamentos.

 

 

 

Como já criamos anteriormente as duas tabelas, basta arrastarmos as mesmas para a área de trabalho do Workbench.

 

 

Uma vez havendo criado as tabelas no modo gráfico podemos definir os relacionamentos entre as tabelas do nosso SGBD. No nosso caso será uma relação de um para muitos 1:N; onde a editora poderá ter muitos registros "autor" dependentes. Melhor explicado a relação de tabelas define que a linha editora pode conter varias linhas correspondentes na tabela autores, mas que cada linha da tabela autores poderá ter apenas uma linha correspondente na tabela editora. Cada autor poderá ter uma única editora que o associa. Ao realizarmos este relacionamento a PK (chave primária, que é o valor que identifica unica e exclusivamente um registro) será referenciado na linha dependente "autor"; ou seja, ao fazermos este relacionamento, criamos na linha autor um novo atributo estrangeiro chamado de chave estrangeira "FK" que armazena o atributo referenciador da linha editora a qual o autor está associado.

Para criarmos esta relação de 1:N clicamos no ícone das relações que tem o formato de um "pé de galinha", assim uma vez optado por criar este tipo de relacionamento, clicamos primeiramente na tabela que será a tabela pai "1" e por último na tabela dependente "N". Agora a tabela autores passará a conter o atributo que armazena o ID da única linha da tabela editora associada a este registro.

 

 

 Adatado de PPLWARE

 

f t g