Print
Details: Category: Mac OS | Published: 17 November 2015 | Hits: 1001

A Apple é uma empresa com rígidos padrões de segredo industrial, isso pode ser bom para estratégias de mercado e lançamentos de produtos e tecnologias, mas também pode possuir seu lado perverso.

O segredo industrial oculta da concorrência seus planos e projetos futuros, e quando seus produtos chegam ao mercado são sempre novidade pelo caráter de segredo mantido até o lançamento. Mas segundo alguns analistas isso pode ser também um "tiro no pé".

Uma nova fronteira tecnológica que interessa a todos e inclusive à Apple é a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA), e que por seu caráter confidencial em relação aos seus desenvolvimentos a Apple pode estar ficando para trás nessa corrida. A troca de dados e inovações nessa área é fundamental. A troca de informações nesse campo de estudo é constante e crescente, permitindo com que softwares sejam adaptados para as novas descobertas que farão parte desse novo modo de operar dos dispositivos e centros de computação. Muitos trabalhos nesta área são apresentados pelas gigantes da tecnologia exceto a Apple.

Inteligência artificial
Inteligência artificial

 

Se desconhece o que a Apple possa ter feito, ou estar fazendo a respeito dessa tecnologia. Seus pesquisadores são invisíveis à sociedade da informação, não se sabe o que fazem e onde fazem.  Trata-se de uma empresa e profissionais fora do grande circuito no que trata de compartilhamento de interesses e temas de debate, não há empresa com mais preocupação com o segredo do que a Apple.

Na área de Tecnologia da Informação a cultura de compartilhar conhecimento é um destaque fundamental. A cultura do segredo da Apple afasta da empresa jovens talentos que querem sim desenvolver novas tecnologias, mas querem também compartilhar seus conhecimentos e descobertas com a comunidade.  Esta obsessão pelo segredo industrial poderá fazer com que a empresa desperdice talentos e deixe de recrutar tantos outros; o que pode fazer com que a empresa acabe ficando atrasada tecnologicamente. Basta esperar para ver se seus CEOs serão capazes de armar mais uma estratégia capaz de fazer a empresa ultrapassar este obstáculo e sair na frente nesse novo mercado.