Apesar de conhecida por seus segredos industriais e forte restrição proprietária para seus softwares a Apple surpreendeu duas vezes recentemente.

Primeiramente a Apple  tornou Oppen Source sua linguagem de programação Swift. Agora foi a vez do OS X 10.11 El Capitan.

Agora é possível acessar todo o código do O.S. e ver como tudo esta ligado e funcionando. E além disso para os curiosos mais avançados, é possível realizar alterações e colocar a funcionar para testar.

 

Fonte: Digitaltrends 9to5mac

 

Com o lançamento do Mac OS X 10.7 Lion a Apple lançou o chamado "Modelo Moderno de Documento", uma nova forma de manusear e salvar documentos. Agora com este modelo os documentos possuem um "Auto Save", salvamento automático, garantindo ao usuário a persistência dos trabalhos realizados, mesmo sem ter salvo o documento, tarefa agora atribuída ao sistema.

Com o auto save temos o salvamento automático e versionamento de arquivos, assim a nova opção "Duplicar" cria novas cópias de arquivo com nome versionado. A partir de então o "Salvar Como" foi substituido por "Duplicar".

Muitos usuários mais "tradicionais" sentem falta do "Salvar Como" e se desagradam com essa nova funcionalidade. Com o Mountain Lion 10,8 a Apple trouxe associada ao comando "Option" a opção "Salvar Como...", mas fazendo as alterações repercutirem em ambos documentos (novo e antigo). Na versão 10.8.2 a Apple trouxe uma "solução" através de uma caixa de diálogo (associada ao botão Salvar) onde questionava o usuário se desejava replicar as alterações para o documento original também.

Entendo que o Auto Save e o versionamento são boas soluções, mas para quem prefere o modo "hard" ainda é possível fazê-lo. É possível exibir o "Salvar Como" pressionando o comando "Option" e após abrindo o menu Arquivo, quando então é exibida a opção "Salvar Como..." ou através da combinação de teclado "Command-Shift-Option-S"; mas ambas alternativas são trabalhosas. 

Para solucionar este problema,  vá até "Preferências do Sistema" selecione a opção "Teclado" e escolha a aba “Atalhos”, na esquerda opte por “Atalhos de Aplicativos” e à direita, clique no botão de mais "+"; quando a janela se abrir deixe selecionada a opção “Todos os Aplicativos”, edite o título como “Salvar Como…” (com as reticências) e no atalho combine as opções ⇧⌘S, e por fim clique em adicionar.

Adicionando
Adicionando "Salvar Como"

 

Segundo algumas análises a Apple investe pouco em Tecnologia e Desenvolvimento (P&D). Essa análise se dá considerando o faturamento total da empresa e o valor percentual investido em P&D.

Segundo levantamento feito a Apple investe apenas 3.5% de seu faturamento em P&D enquanto Google, Qualcomm e Facebook investem faixas bem mais expressivas em inovação.

Mas ao se falar em valores absolutos pode-se dizer que a Apple investe valores aproximados aqueles investidos pelos outros grandes players. O fato de a margem de faturamento da Apple ser tão significativa permite a ela investir em P&D montantes correspondentes  aos outros gigantes da tecnologia sem comprometer uma fatia tão grande de seu faturamento.

Investimentos grandes players de tecnologia

Embora a fatia em relação ao faturamento pareça pequena a Apple é caracterizada por ser uma das empresas de tecnologia mais inovadoras, vale considerar que as parcerias feitas pela Apple assim como algumas aquisições que permitem à empresa a aquisição de tecnologias já "prontas". Quando uma empresa deseja ser parceira ou fornecedora da Apple ela se vê obrigada a inovar, assumindo uma responsabilidade de P&D depois aproveitada pela Apple. 

Este cenário demonstra que P&D não depende apenas de valores investidos mas também de como estes recursos são utilizados e como são aproveitados.

 

Fontes: BloombergMacMAgazine

Está disponível a partir de hoje na Apple Store a versão 9.0 do LinkedIn. Alguns usuários já vinham reclamando das atualizações disponíveis para Android e ainda não implementadas para a plataforma da maçã.

O app apresenta cinco quias que facilitam a navegação por categorias, são elas:

 

 - Início: as notícias e informações profissionais que mais importam para o seu dia. Agora, você controla seu feed inicial — visualize só os compartilhamentos e publicações que deseja.

 

- Eu: todas as suas informações profissionais em um só lugar. Saiba quem viu seu perfil e recomendou suas competências, assim como faça alterações ao seu perfil a partir desta guia. 

 

- Mensagens: trocamos os e-mails pelo bate-papo. A funcionalidade continua a mesma, mas a interface ficou muito mais dinâmica. E agora você pode usar figurinhas!

 

- Minha rede: um resumo diário dos acontecimentos da sua rede. Inclui atualizações de rede, sua lista de conexões, convites e sugestões de pessoas que talvez você conheça. 

 

- Pesquisa: uma maneira rápida e inteligente de localizar todos os seus interesses profissionais

 

Como o próprio LinkedIn afirma na Google Play:

 

Tudo começa com o seu perfil do LinkedIn. É muito mais do que seu currículo profissional — ele mostra ao mundo quem você é e o que você conquistou na sua carreira. Mas isso é apenas o começo:
• Pesquise pessoas, empregos, empresas e grupos
• Receba atualizações das pessoas, autores e empresas que mais importam para o seu sucesso profissional
• Conte sua história com seu perfil profissional
• Atualize seu perfil profissional a partir do aplicativo e finalize seu currículo onde quer que esteja
• Amplie a sua rede profissional e mantenha contato
• Conecte-se com contatos para visualizar seus perfis profissionais
• Compartilhe artigos para se posicionar como um líder inovador
• Siga empresas para receber anúncios de vaga, atualizações e sugestões para se conectar com pessoas que talvez você conheça
• Faça o upgrade para uma conta LinkedIn Premium diretamente a partir do aplicativo

 

Fontes: Mac MagazineGoogle Play e Apple

Steve Jobs

 

O Filme que conta a vida de Steve Jobs não alcançou a bilheteria esperada e mais de 2000 salas abreviaram o fim das exibições do filme. O fracasso de bilheteria foi a decepção do ano no mundo cinematográfico. A queda de lucros de bilheteria em apenas uma semana foi de 69%.

A expectativa dos criadores do filme era de que consumidores aficionados por produtos da APPLE correriam para assistir o filme, o que não se confirmou. Na verdade mais uma vez  a ideia de que a morte do criador da APPLE poderia levar ao declínio da empresa se mostra equivocada, a marca APPLE adquiriu autonomia em relação à personalidade de seu criador.

Ser fã de produtos da APPLE não significa idolatrar STEVE JOBS, muitos associavam o sucesso da empresa à personalidade Steve Jobs, e sua morte causou rumores sobre o futuro da empresa.

Mais uma vez o sucesso de vendas da APPLE, seu crescimento em termos de venda e valorização da marca e o fracasso de bilheteria do filme de seu fundador demonstram que a empresa não é mais um prolongamento da personalidade de Jobs, mas sim autônoma, a marca APPLE já se emancipou da marca "Steve Jobs".

Ele já pode descansar em paz.

 

Fontes: Cult Of Mac e Business Insider

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