Use a ferramenta nativa do Windows para criar imagens do disco rígido como backup

 

Criar uma imagem do disco é uma boa solução para fazer o backup do sistema, economizando tempo na hora de recuperar um computador com problema ou em uma eventual troca de disco rígido. Enquanto a reinstalação do sistema operacional pode durar horas, devido ao grande número de aplicativos e drivers, uma recriação de imagem dura apenas alguns minutos. Para quem não sabe, criar uma imagem do sistema é fazer a cópia exata de uma unidade do computador, com todos os arquivos e as configurações essenciais para seu funcionamento. Desde a versão 7, o Windows traz uma ferramenta própria para a realização dessa rotina. Vamos ver como usá-la. Outra opção é adotar uma solução específica, como o popular TrueImage (49,99 dólares) ou o gratuito Clonezilla.

1- Encontre a ferramenta

No Windows 7, busque pela palavra backup no menu Iniciar e clique em Backup e Restauração nos resultados. No lado esquerdo da janela que será aberta, clique em Criar Uma Imagem do Sistema. Na versão 8, a opção pode ser encontrada usando a mesma busca, com a seção de Configuraçõesselecionada na barra charm. Clique em Recuperação de Arquivo do Windows 7 nos resultados. No Windows 8.1, pesquise por histórico de arquivos e clique no resultado correspondente. No canto inferior esquerdo da janela, clique em Backup da Imagem do Sistema.




2 - Escolha um local

A imagem do sistema pode ser guardada em uma unidade de armazenamento externa ou em um DVD. É possível salvá-la também em outra partição do disco local, mas essa escolha não é recomendável porque, em caso de falha da unidade, o backup não poderá ser recuperado. O Windows 8.1 oferece ainda a opção de guardar a cópia em um local na rede. Faça sua escolha, clique em Avançar, confira se o local da imagem e os discos a serem salvos estão selecionados corretamente e clique em Iniciar Backup.




3 - Recuperando o PC

No Windows 7, acesse Iniciar > Painel de Controle, busque por recuperação e abra o resultado correspondente. Em seguida, clique no link Métodos de Recuperação Avançados, escolha a opçãoUsar Uma Imagem de Sistema Criada Anteriormente Para Recuperar o Computador e siga o procedimento. Para restaurar o sistema usando uma imagem de disco nas edições 8 e 8.1, insira o dispositivo com o arquivo de recuperação (USB ou DVD) na máquina e acesse as opções de desligamento. Com a tecla Shift apertada, clique em Reiniciar. A tela Escolher Uma Opção é exibida. Clique em Solucionar Problemas e depois em Opções Avançadas. Selecione a opção Recuperação da Imagem do Sistema e prossiga.




Recuperação pela USB

Desde a versão 8.0, é possível criar uma unidade de recuperação USB para reparar o Windows ou recuperá-lo em caso de falhas. Pode ser um simples pen drive, desde que tenha o tamanho indicado pelo sistema. Para usar o recurso, faça uma busca por unidade de recuperação na barra charm e clique em Criar Uma Unidade de Recuperação. Conecte uma unidade USB ao computador e siga os passos indicados. É ideal separar uma unidade exclusivamente para esse fim, já que todos os arquivos armazenados no dispositivo são apagados durante o processo. 

 
Reproduzido de Exame Info
f t g