Com a implementação de aplicativos universais, e a uso de um recurso chamado Continuum, este recurso utilizará um dispositivo conectado via HDMI para intermediar a comunicação mobile, teclado, mouse e monitor. A intenção é fazer com que a plataforma Windows 10 permita a interoperacionabilidade, com um mesmo aparelho o usuário terá a experiencia mobile e desktop. assim aquelas falhas de usabilidade apresentadas para usuários do Windows 8 deverão ser superadas, é o que foi prometido na Build 2015 (conferência da Microsoft para desenvolvedores visando apresentar aas novidades do novo Windows).

Windows 10 Continuum
Windows 10 Continuum

 

Com esta novidade atalhos clássicos como "Ctrl + C" e "Ctrl + V" serão suportados no modo híbrido de operacionalidade do Windows 10 Mobile. A proposta é fazer com que ao conectar seu smartphone em um desktop todos seus aplicativos mobile estejam presentes na experiencia desktop, indo além o recurso pretende permitir a atividades multitarefas e com janelas redimensionáveis, assim o usuário não precisará usar apenas um aplicativo de cada vez. Um outro fator de destaque é a possibilidade de utilizar os periféricos de desktop nessa modalidade híbrida de uso do Windows 10 Mobile.

A presença do menu iniciar nesse contexto é um fator reforçado pela microsoft, elemento que foi tão criticado por sua ausência no Windows 8 passa novamente a ter papel central na experiencia de usabilidade do Windows 10.

A experiência multi telas também deve ser destacada, assim enquanto o usuário utiliza o monitor como desktop e tela do smartphone estará acessível para uso distinto como aparelho mobile.

Uma ressalva a ser feita é a de que aplicativos Win32 não serão suportados, pois a base de onde os aplicativos rodarão continuará a ser o smartphone e apenas aplicações concebidas para Windows 10 serão suportadas.

Essa interoperacionalidade estará presente também entre Windows 10 Mobile e XBox One.

Pela capacidade de renderizar janelas redimensionáveis e executar ações multitarefas esta funcionalidade estará disponível apenas para aparelhos topo de linha.

 

Fontes: Oficina de NetTudo Celular e Tech Tudo

f t g