Bons hábitos são essenciais para manter a saúde de seu computador e não ser surpreendido com panes que façam você ficar sem sisteme ou mesmo perder seus dados e configurações.

Alguns cuidados e atitudes são essenciais para o bom uso de seu computador:

 

Cuidados essenciais (críticos)

  • Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado, preferencialmente  de forma automática. Um sistema desatualizado é receita certa para que  o computador seja infectado ou invadido, tendo ou não anti-vírus e  firewall instalado.

Atualizações automáticas

  • Não use conta com privilégios de administrador nas tarefas do dia a dia. Utilize essa conta  apenas onde for necessário, tais como nas instalações de programas, etc. Crie uma  conta pessoal, com privilégios limitados e use essa para navegar, ler seus e-mails, etc.
    Apenas essa simples medida pode reduzir drasticamente as possibilidades de infecção !

Contas de usuário

  • Utilize um bom anti-vírus e mantenha-o sempre atualizado.  Ele irá checar a navegação web,mensagens instantâneas (MSN & cia),  recebimento e envio de e-mails, etc. Existem muitos anti-vírus falsos que, na verdade, são programas maliciosos que irão infectar o seu computador. Use sempre um anti-vírus de empresas confiável e conhecidas. Recomendamos o Panda Free Antivíius.

Panda Free Antivirus

  • Habilite o firewall do sistema ou instale um de terceiros. O firewall efetua a filtragem de tráfego indesejado. Existem bons firewalls  grátis para uso pessoal.

Configuração do firewall

  • Desabilite o AutoRun no sistema. O AutoRun é aquela função que faz com que programas  de instalação, músicas, etc, sejam executados quando uma mídia removível é inserida no drive (pendrive, etc). Esse mecanismo é muito utilizado por malwares para infectar computadores. Uma das atualização da Microsoft  desabilitou por default esse recurso para os dispositivos USB. De qualquer forma, verifique se o AutoRun está mesmo desabilitado no seu computador.

Desabilitar autorun

  • Bons hábitos são adquiridos através de informação e uso do bom senso. O processo de adquirir bons hábitos ajuda a desenvolver  o senso crítico, nos deixando mais "antenados" para reconhecer as possíveis ameaças e saber o que é  razoável fazer (ou não fazer) para manter o nosso computador e os nossos dados mais seguros.

 

Cuidados importantes

  • Proteja o seu computador com uma boa senha, tanto na conta pessoal  quanto na de administrador.
  • Mantenha seus programas aplicativos sempre atualizados. Não basta  apenas o sistema operacional ser atualizado. Seu navegador, pdf reader, flash player,  etc, podem ter vulnerabilidades tão sérias quanto as do sistema, e podem colocar seu computador em risco.
  • Leia (e entenda!) os avisos que aparecem  na tela do  computador. Não clique em  alguma opção de uma janela que surgiu apenas pra se livrar dela e poder continuar  o seu trabalho.

Aviso de instalação

  • Instale um bom programa anti-spyware e mantenha-o sempre atualizado. Sua atuação  é complementar à do anti-vírus. Alguns podem bloquear acesso a sites maliciosos ou ameaças que o anti-vírus não detectou.

anti-spyware

  • Faça backups periódicos dos seus dados. É o que vai garantir que seus dados  não sejam perdidos para sempre se o pior acontecer com o seu computador.

backup windows

  • Compartilhe pastas na rede apenas se for absolutamente necessário e, mesmo assim, sempre  com uma boa senha, e com as permissões adequadas. Se não for para ninguém  incluir ou alterar dados na pasta, coloque atributos apenas para leitura.  Nunca compartilhe a raiz de uma partição, especialmente a do sistema (C:\). Muitos vírus utilizam pastas compartilhadas para se propagar.

Permissões de compartilhamento

  • Faça varreduras periódicas do sistema com o anti-vírus, de  preferência de forma automática, selecionando todos os drives e todos os tipos de arquivos (escolha uma hora de pouco uso do computador).

 

Cuidados Desejáveis

  • Se possível, não utilize o Internet Explorer. Historicamente, sempre foi fonte de problemas. Existem excelentes alternativas de navegadores,  grátis para uso pessoal, tais como o Firefox, o Chrome, etc.
  • Configure o Windows Explorer para mostrar todas as extensões dos arquivos, facilitando  assim reconhecer arquivos com extensões maliciosas, tipo ".txt.scr", por exemplo.
  • Deixe desabilitados o java e javascript no seu navegador e habilite-os apenas  quando necessário, desabilitando-os novamente depois. Alguns navegadores tem addons que permitem o controle da execução de java/javascript (por ex, o Firefox e o addon NoScrip
  • Mantenha no seu computador apenas os programas que você usa de fato.

 

Fontes: UFRGSTechtudoCanaltechOficina da net

f t g