O comércio eletrônico brasileiro reúne grandes players do setor bem como, lojistas que migram para o e-commerce ou expandem sua atuação para este universo, como também iniciantes que se aventuram com algum ou nenhum conhecimento sobre vendas pela internet.

Diante disso quem está começando encontra muita dificuldade, comete erros, desperdiça recursos e por isso precisa rapidamente compreender este cenário para sobreviver neste oceano de anúncios.

Segundo estatísticas da Abcomm, é muito claro, existe uma elite no comercio eletrônico brasileiro que consegue fazer vendas diariamente e de forma constante, porém, grande parte (em torno de 90%) das lojas virtuais fazem 30 pedidos por mês ou menos.

Se você faz parte dessa terrível estatística provavelmente você está cometendo alguns dos erros abaixo:

  • Estratégia Errada

Não é à toa que esse item é o primeiro da lista, pois esse é o erro mais comum e mais grave. Para ser mais assertivo, talvez, nem devesse chamar esse item de estratégia errada e sim de “não ter nenhuma estratégia”. Se você quer ter um negócio de sucesso você precisa ter uma estratégia sólida e diferenciada.

Quando fala-se de estratégia, podemos enumerar varias estratégias a serem alcançadas tais como:

  •  Atingir clientes não alcançados por sua loja física,
  • Lançar um novo produto no mercado
  • Transformar suas vendas de porta em porta em algo mais abrangente
  • Não focar em um nicho específico

A forma mais poderosa que conheço quando se é pequeno e não conseguimos concorrer com os grandes nas vendas pela internet é ser “nichado”. Problema é que muita gente que começa uma loja virtual quer vender tudo para todo mundo.

A dica é se especializar em alguma categoria de produtos e ter um bom estoque e conhecer bem o que vende, assim poderá informar melhor seu cliente sobre o produto ofertado e seu Know-how será um fatos que passará segurança ao seu cliente. Uma dica sobre know-how são alguns blogs de tutoriais que acabam evoluindo para e-commerce.

  • Falta informações para contato

Sim, isso é básico e muita gente não consegue sucesso em vender pela internet por que não faz o básico. Quando digo ter informações de contato é ter, pelo menos, um telefone fixo bem no topo do site e/ou um sistema de chat que fique grande parte do dia online. Se você tem um celular como telefone de contato, melhor tirar AGORA.

Embora e-commerce elimine a ideia uma estrutura como loja física, vendedores e etc, o e-commerce não prescinde de atendimento e interação com o cliente, tanto é verdade que sites como chats efetivos e com bom atendimento alavancam as vendas, um outro fator relevante é a combinação e-commerce e loja física, o fato do cliente saber que existe uma loja física acaba passando mais segurança e possibilita um tipo de venda 'híbrida' que permite ao cliente comprar on-line e retirar no endereço físico (loja).

  • Você não utiliza vídeos

Os vídeos em lojas virtuais são recursos extremamente poderosos para ajudar a loja virtual a melhorar a taxa de conversão e a melhorar o tempo que as pessoas permanecem na sua loja virtual. Sem falar, que se você colocar os vídeos da sua loja no YouTube você ainda pode conseguir algumas visitas extras vindas de lá.

  • Descrições ruins e incompletas

Isso é algo que acontece muito, pois as pessoas querem ter muitos produtos (falo mais sobre isso no item 7) e dessa forma não tem “tempo” para fazer boas descrições e os dois maiores problemas disso são:

○ Quando todas as lojas são iguais o cliente vai escolher o menor preço;

Se tudo na sua loja é igual as dos seus concorrentes o que você acha que os clientes vão levar em consideração na hora de escolher de quem comprar?

○ Não ajuda no SEO;

Descrições de produtos copiadas de fabricantes ou muito curtas não ajudam em nada na possibilidade da sua loja virtual ser encontrada e ser bem qualificada pelo Google.

Um comprador contumaz na internet costuma comparar não apenas preços, mas também produtos, e oferecer uma visão detalhada do que você vende pode ser crucial no momento da decisão do cliente. Produtos pouco descritos ou com descrição errada acabam por fazer o cliente perder interesse e confiança em seu produto e consequentemente em seu e-commerce.

  • Plataforma não é fácil para o cliente comprar

Muitas lojas virtuais são confusas e lentas. Lembre-se, quanto mais tempo e mais cliques o seu cliente precisar dar menor será a sua taxa de conversão. Quer fazer algo para aumentar as vendas? Facilite a vida de seus clientes quando eles forem às compras. Permita que a primeira experiência de compra seja agradável e torne as coisas mais fáceis no seu retorno, armazenando o máximo de informações possíveis sobre seu cliente para que a segunda compra seja ainda mais rápida, lembra daqueles sites que possuem um banner junto de seus produtos para antigos clientes dizendo "compre com apenas um clique".

  • Mix errado de produtos

Aqui é onde vejo muita gente começando a cavar a cova da sua loja virtual. Na ânsia de não parecer uma loja virtual nova e/ou pequena as pessoas que querem vender pela internet optam por ter um mix de produtos com grande variedade e pouca quantidade de cada produto.

Quando fazem isso, os empreendedores acabam matando todo o seu capital em estoque e não tem recursos para compra de tráfego para atrair visitantes/compradores para sua loja.

Se a ideia é ter escopo de vendas para um nicho, sua loja não vai ter cara de um hipermercado, uma loja especializada terá produtos restritos àquele nicho pretendido, variedade relacionada a especialização desta mesma gama de produtos e a grandeza de seu e-commerce estará colocada sobre a VARIEDADE de informações sobre tais produtos, bem atendimento e grau de satisfação do cliente nas buscas, compras e experiência com seu produto, pois uma loja pequena diferente de um grande varejo, precisa mais ainda fidelizar clientes e fazer com que eles tornem a comprar.

 

Adaptado do texto de Amauri Moura em Moip Blog