O menu Opções de Recuperação do Sistema contém várias ferramentas, como Correção de Inicialização, que podem ajudar a recuperar o Windows de um problema grave. Esse conjunto de ferramentas está no disco rígido do computador e no disco de instalação do Windows.

Observações

  • Também é possível criar um disco de reparo do sistema que contém o menu Opções de Recuperação do Sistema. Para mais informações, consulte Criar um disco de reparo do sistema.

  • Se você usa um Tablet PC ou outro computador com tela de toque, poderá ser necessário conectar um teclado e um mouse para usar o Reparo de Inicialização e outras ferramentas, no menu de Opções de Recuperação do Sistema.

Imagem do menu Opções de Recuperação do Sistema
Menu Opções de Recuperação do Sistema

Ocultar tudo

 

O que faz cada opção de recuperação

Opção de recuperação do sistemaDescrição

Reparo de Inicialização

Corrige determinados problemas, como arquivos do sistema ausentes ou danificados, que podem impedir o Windows de ser iniciado corretamente. Para mais informações, consulte Reparo de Inicialização: perguntas frequentes.

Restauração do Sistema

Restaura os arquivos do sistema do computador para um ponto anterior no tempo, sem afetar os arquivos, como email, documentos ou fotos.

Se você usar Restauração do Sistema a partir do menu Opções de Recuperação do Sistema, não poderá desfazer a operação de restauração. No entanto, você poderá executar a Restauração do Sistema novamente e escolher um ponto de restauração diferente, se houver. Para mais informações, consulte O que é Restauração do Sistema? e Restauração do Sistema: perguntas frequentes.

Recuperação da imagem do sistema

Você precisa ter criado uma imagem do sistema anteriormente para usar essa opção. Uma imagem do sistema é um backup personalizado da partição que contém o Windows e inclui programas e dados do usuário, como documentos, imagens e músicas. Para maiores informações, consulte O que é uma imagem do sistema?

Veja como criar seu disco de recuperação

Windows Ferramenta de Diagnóstico de Memória

Verifica se há erros na memória do computador. Para mais informações, consulte Diagnosticando problemas de memória no computador.

Prompt de comando

Os usuários avançados podem usar o Prompt de Comando para executar operações relacionadas à recuperação e também para executar outras ferramentas de linha de comando, a fim de diagnosticar e solucionar problemas.

Observação

  • Alguns fabricantes de computador podem personalizar o menu adicionando ou removendo ferramentas de configuração, ou incluindo suas próprias ferramentas.

 

Para abrir o menu Opções de Recuperação do Sistema no computador

  1. Remova todos os disquetes, CDs e DVDs do computador e reinicie o computador usando o botão liga/desliga.

  2. Siga um destes procedimentos:

    • Se o computador tiver um único sistema operacional instalado, mantenha pressionada a tecla F8 enquanto o computador é reiniciado. Você precisa pressionar F8 antes de o logotipo do Windows aparecer. Se o logotipo do Windows for exibido, será necessário tentar novamente; aguarde a exibição do aviso de logon do Windows, desligue o computador e reinicie-o.

    • Se o computador tiver mais de um sistema operacional, use as teclas de seta para realçar o sistema operacional que deseja reparar e mantenha pressionada a tecla F8.

  3. Na tela Opções de Inicialização Avançadas, use as teclas de seta para realçar Reparar o computador e pressione Enter. (Se Reparar o seu computador não estiver listado como uma opção, o computador não conterá opções de recuperação pré-instaladas ou o administrador de rede as desativou).

  4. Selecione um layout de teclado e clique em Avançar.

  5. No menu Opções de Recuperação do Sistema, clique em uma ferramenta para abri-la.

 

 

Para abrir o menu de Opções de Recuperação do Sistema usando o disco de instalação do Windows 7 ou um pen drive USB ou um disco de reparo do sistema

Se o sistema do computador estiver seriamente danificado e você não puder acessar o menu Opções de Recuperação do Sistema no computador, poderá acessá-lo usando o disco de instalação do Windows 7 ou pen drive USB ou um disco de reparo do sistema, se você tiver criado um.

Para usar esse método, será necessário reiniciar (inicializar) o computador usando o pen drive USB.

  1. Insira o disco de instalação do Windows 7 ou um pen drive USB ou um disco de reparo do sistema e desligue o computador.

  2. Reinicie o computador usando o botão liga/desliga.

  3. Quando solicitado, pressione qualquer tecla e siga as instruções exibidas.

  4. Na página Instalar o Windows, na página Opções de Recuperação do Sistema, selecione o seu idioma e outras preferências e clique em Avançar.

  5. Se você estiver usando o disco de instalação do Windows ou pen drive USB, clique em Reparar o seu computador.

  6. Selecione a instalação do Windows que deseja reparada e clique em Avançar.

  7. No menu Opções de Recuperação do Sistema, clique em uma ferramenta, para abri-la.

 

Reproduzido de: windows.microsoft.comID do artigo: MSW700037

f t g